sábado, 26 de maio de 2012

Noções Básicas de Administração - pt. 2 - ORGANIZAÇÃO - cont.

Princípios da Administração (URWICK)
- Especialização: cada pessoa deve exercer uma só função
- Autoridade: a autoridade deve ser clara e reconhecida
- Amplitude Administrativa: cada superior tem um número certo de subordinados
- Definição: deveres, autoridades e responsabilidades devem ser bem definidos.

TIPOS DE ORGANIZAÇÕES:

LINEAR

Em síntese:
é simples e antiga; é formada por linhas diretas e únicas, tem formato piramidal

A) Características: 
- tem autoridade linear - única
- formada por linhas formais de comunicação - limitam-se às linhas do organograma
- ocorre a centralização das decisões pela autoridade centralizada no todo do organograma
- aspecto piramidal: da base até a chefia no topo da estrutura, vai "afunilando"

B) Vantagens:
- estrutura simples de fácil compreensão (economia)
- clara delimitação de responsabilidade
- facilidade de implantação
- estabilidade

C) Desvantagens:
- pode levar à rigidez
- pode tornar-se autocrática em excesso
- exagera a função de chefia e comando
- o chefe torna-se generalista, pois não pode se especializar. 
- o crescimento leva ao congestionamento das linhas de comunicação
- comunicação demorada

D) Aplicabilidade:
- para pequenas empresas
- para empresas iniciantes
- para quando a rapidez é mais importante que a qualidade
- para quem investe em assessoria externa
- para tarefas padronizadas, rotineiras e etc.

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